top of page
Psicoterapia

P

sicoterapia

Diante das ocupações cotidianas e do ritmo de vida, muitas vezes acelerado, que temos, somos demandados com frequência a desenvolver a habilidade de ser “multifunções”, a nos adequarmos a padrões comportamentais ou estéticos, e principalmente, a cumprir tudo aquilo que ora nos é imposto e ora sonhamos em conquistar. 

A dicotomia do “poder ser” e do “ter que ser” vivenciada na contemporaneidade, pode ser fonte de motivação para a superação de desafios e evolução pessoal, mas também, corroborar para o desenvolvimento de patologias como ansiedade, depressão, transtornos do humor e da afetividade, entre outros sofrimentos. 

Há também, questões de cunho familiar, que englobam as dúvidas dos pais sobre a melhor maneira de auxiliar os filhos ao longo de seu desenvolvimento, a compreensão e os impasses que permeiam a adolescência, entre outros.

Nesse cenário, a psicoterapia se apresenta como uma forma de expressão das dificuldades enfrentadas pelo ser humano, de expressão de suas dores emocionais, visando auxiliar o paciente a restabelecer suas interações sociais e seu bem estar. Fazer terapia é uma possibilidade de aprender maneiras mais construtivas de lidar com o estresse a que estamos submetidos frequentemente e com as particularidades da vida pessoal, profissional ou familiar.  

Por meio de sessões realizadas semanalmente ou quinzenalmente, agendadas previamente, a psicóloga auxilia seu paciente no enfrentamento de situações que provocam algum tipo de prejuízo emocional/físico, desconforto, sofrimento, bem como, no desenvolvimento pessoal dos mesmos. A psicoterapia é ainda, um processo de apoio para o ser humano que está passando por momentos de difícil compreensão, tais como: o luto, transições de carreira, problemas de identidade de gênero ou um divórcio.

O atendimento psicoterápico e a duração do acompanhamento variam de acordo com o perfil e a necessidade de cada indivíduo, não havendo um tempo determinado para deixar de realizar as sessões. O consultório está preparado para receber e acolher os pacientes, em um ambiente tranquilo, confortável, no qual os atendimentos são feitos com total sigilo profissional e respeito as demandas apresentadas.
 

Quando buscar ajuda?

Iniciar um acompanhamento psicoterápico é sinônimo de mudança, mas em primeiro lugar, de reconhecimento das próprias dificuldades emocionais e de relacionamento.

É importante buscar auxílio de um psicólogo quando o sofrimento e as limitações interferem na realização de atividades cotidiana. Ainda que os problemas possam parecer sem solução, há sempre uma possibilidade de recomeço e de reencontro com nosso bem estar.

bottom of page